quarta-feira, 19 de junho de 2013

Projeto de Matemática

PROJETO DE MATEMÁTICA JUSTIFICATIVA A matemática a serviço do homem, aplicada a suas necessidades cotidianas, a matemática como instrumento de comunicação e leitura do mundo. Trata-se,portanto, não de ensinar menos ou de forma mais fácil, mas de tornar os alunos engajados e atuantes, através do desafio constante, da investigação, do questionamento, da busca dos porquês. Capacitar o homem a lidar com situações do cotidiano e desenvolver se raciocínio lógico, ambas consideradas inseparáveis e complementares na composição escolar em matemática. Já faz algum tempo que sonho com esse Projeto fora do meu horário de aula. E incluído um outro Projeto que se chama “Sexta de Talentos”. Fiz o mesmo em uma outra escola, onde sei que houve retorno pelos alunos e não pela direção e coordenadores. Essa imagem acima foi feita por um aluno do 6º Ano que tem muitas dificuldades de matemática e português mas na arte é um ARTISTA, também quero incluir a religião de uma maneira geral. OBJETIVOS RELATIVOS A RESOLUÇÃO DE DESAFIOS • Compreender o enunciado e buscar procedimentos para resolver desafio; • Identificar dados essenciais para a resolução e elaboração de desafios; • Utilizar diferentes processos para resolver desafios OBJETIVOS RELATIVOS A NÚMEROS E OPERAÇÕES • Registrar, ler e representar números. • Compor e decompor números • Utilizar estimativas em contagem • Entender e usar tabuadas de multiplicação • Resolver desafios envolvendo as quatro operações • Construir, ler e interpretar gráficos de coluna ou barra • Compreender o significado de frações • Representar frações de diferentes modos (lendo, escrevendo, desenhando) • Comparar frações • Compreender a noção de fração equivalente • Efetuar adição e subtração de frações • Resolver desafios simples envolvendo decimais e porcentagens CONTEÚDOS CONCEITUAIS • Desafios • Frações • Frações e decimais • Conhecendo Porcentagem • Lendo e Comparando Porcentagem • Calculando Porcentagem OBJETIVOS RELATIVOS A GEOMETRIA • Identificar quadrado, retângulo, triângulo e cubo; • Representar com o geoplano as figuras geométricas; • Localizar-se no espaço utilizando noções de direção e sentido; • Calcular perímetro e a área do quadrado e do retângulo; CONTEÚDOS CONCEITUAIS • Localizando um colega; • Direita e esquerda; • Procurando formas; • Figuras e propriedades; • Perímetro; • Áreas; • A lenda do Tangram; OBJETIVOS RELATIVOS A MEDIDAS  Interpretar e usar calendário anual;  Compreender que medir e comparar são grandezas do mesmo tipo;  Compreender a necessidade de utilizar unidade padronizada para medir comprimentos;  Fazer estimativas em medidas;  Reconhecer o centímetro, o quilômetro e a relação entre eles;  Calcular o perímetro do quadrado;  Reconhecer as células e moedas do nosso sistema monetário e a relação entre elas; CONTEÚDOS CONCEITUAIS  Calendário;  Meu dia em horas;  Planta da classe;  Medindo com o corpo;  Medidas, frações e decimais;  Cartão de identidade;  Calculando áreas;  O real PROCEDIMENTAIS: DESAFIOS • Pesquisa nos mercados; • Receita caseira; • Utilização de propagandas de mercados e farmácias; • Montar desafios diante as brincadeiras de palitos e prendedor de roupas NÚMEROS E OPERAÇÕES • Material dourado • Confecção de cartazes em grupo • Confecção de um bolo para introduzir fração • Pizza de jornal para trabalhar frações; • Receitas; • Pesquisa no mercado; • Brincadeiras : • Palitos • Prendedor de roupas • Exposição GEOMETRIA • Geoplano; • Confecção de um Tangram; • Criar figuras diferentes; MEDIDAS • Doce de leite e paçoca; • Confecção de uma fita métrica; • Confecção do m e do m; CONTEÚDOS ATITUDINAIS Compreensão do enunciado de um desafio e saber os procedimentos para resolvê-lo. Utilização no dia a dia as quatro operações. Compreensão da utilização de frações no dia a dia. Identificação das porcentagens Ter o reconhecimento que a geometria está presente na vida diária. Importância da compreensão de saber relacionar horas e minutos. Identificar ano, semestre, bimestre, meses, semana e dias Reconhecer o metro, centímetro e o quilômetro e a relação entre eles. AVALIAÇÃO Avaliação contínua

Nenhum comentário:

Postar um comentário