quarta-feira, 19 de junho de 2013
Projeto de Matemática
PROJETO DE MATEMÁTICA
JUSTIFICATIVA
A matemática a serviço do homem, aplicada a suas necessidades cotidianas, a matemática como instrumento de comunicação e leitura do mundo.
Trata-se,portanto, não de ensinar menos ou
de forma mais fácil, mas de tornar os alunos
engajados e atuantes, através do desafio
constante, da investigação, do questionamento, da busca dos porquês.
Capacitar o homem a lidar com situações do cotidiano e desenvolver se raciocínio lógico, ambas consideradas inseparáveis e complementares na composição escolar em matemática.
Já faz algum tempo que sonho com esse Projeto fora do meu horário de aula. E incluído um outro Projeto que se chama “Sexta de Talentos”. Fiz o mesmo em uma outra escola, onde sei que houve retorno pelos alunos e não pela direção e coordenadores. Essa imagem acima foi feita por um aluno do 6º Ano que tem muitas dificuldades de matemática e português mas na arte é um ARTISTA, também quero incluir a religião de uma maneira geral.
OBJETIVOS RELATIVOS A RESOLUÇÃO DE DESAFIOS
• Compreender o enunciado e buscar procedimentos para resolver desafio;
• Identificar dados essenciais para a resolução e elaboração de desafios;
• Utilizar diferentes processos para resolver desafios
OBJETIVOS RELATIVOS A NÚMEROS E OPERAÇÕES
• Registrar, ler e representar números.
• Compor e decompor números
• Utilizar estimativas em contagem
• Entender e usar tabuadas de multiplicação
• Resolver desafios envolvendo as quatro operações
• Construir, ler e interpretar gráficos de coluna ou barra
• Compreender o significado de frações
• Representar frações de diferentes modos (lendo, escrevendo, desenhando)
• Comparar frações
• Compreender a noção de fração equivalente
• Efetuar adição e subtração de frações
• Resolver desafios simples envolvendo decimais e porcentagens
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Desafios
• Frações
• Frações e decimais
• Conhecendo Porcentagem
• Lendo e Comparando Porcentagem
• Calculando Porcentagem
OBJETIVOS RELATIVOS A GEOMETRIA
• Identificar quadrado, retângulo, triângulo e cubo;
• Representar com o geoplano as figuras geométricas;
• Localizar-se no espaço utilizando noções de direção e sentido;
• Calcular perímetro e a área do quadrado e do retângulo;
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Localizando um colega;
• Direita e esquerda;
• Procurando formas;
• Figuras e propriedades;
• Perímetro;
• Áreas;
• A lenda do Tangram;
OBJETIVOS RELATIVOS A MEDIDAS
Interpretar e usar calendário anual;
Compreender que medir e comparar são grandezas do mesmo tipo;
Compreender a necessidade de utilizar unidade padronizada para medir comprimentos;
Fazer estimativas em medidas;
Reconhecer o centímetro, o quilômetro e a relação entre eles;
Calcular o perímetro do quadrado;
Reconhecer as células e moedas do nosso sistema monetário e a relação entre elas;
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
Calendário;
Meu dia em horas;
Planta da classe;
Medindo com o corpo;
Medidas, frações e decimais;
Cartão de identidade;
Calculando áreas;
O real
PROCEDIMENTAIS:
DESAFIOS
• Pesquisa nos mercados;
• Receita caseira;
• Utilização de propagandas de mercados e farmácias;
• Montar desafios diante as brincadeiras de palitos e prendedor de roupas
NÚMEROS E OPERAÇÕES
• Material dourado
• Confecção de cartazes em grupo
• Confecção de um bolo para introduzir fração
• Pizza de jornal para trabalhar frações;
• Receitas;
• Pesquisa no mercado;
• Brincadeiras :
• Palitos
• Prendedor de roupas
• Exposição
GEOMETRIA
• Geoplano;
• Confecção de um Tangram;
• Criar figuras diferentes;
MEDIDAS
• Doce de leite e paçoca;
• Confecção de uma fita métrica;
• Confecção do m e do m;
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Compreensão do enunciado de um desafio e saber os procedimentos para resolvê-lo.
Utilização no dia a dia as quatro operações.
Compreensão da utilização de frações no dia a dia.
Identificação das porcentagens
Ter o reconhecimento que a geometria está presente na vida diária.
Importância da compreensão de saber relacionar horas e minutos.
Identificar ano, semestre, bimestre, meses, semana e dias
Reconhecer o metro, centímetro e o quilômetro e a relação entre eles.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário