ADELAIDE
DE FATIMA VIUDES PARRA
ESCOLA:
JARDIM BELA VISTA
SEXTA DE TALENTOS
LINS/SP
2013
JUSTIFICATIVA
É
tão difícil definir o que é a arte... Mais difícil ainda é dizer para que
serve, que papel desempenha nas nossas vidas.Podemos passar sem ela( mesmo sem
saber o que é)? A arte está dentro das pessoas em proporções diferentes. Há
quem dispense, há quem sinta grande necessidade dela. Todavia, mesmo para
estes,é ainda algo passivo:vê-se, ouve-se, sente-se, gosta-se, “consome-se”.
O “PROJETO SEXTA DE
TALENTOS” surgiu como possibilidades de colocar em prática aquilo que nos
propusemos na Proposta Pedagógica da Escola.
“A Educação Escolar,
inspirada nos princípios de Liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem
por objetivo assegurar a plena formação do educando e o desenvolvimento de suas
potencialidades, como elemento de auto-realização e preparação para o trabalho,
por intermédio da aquisição de conhecimentos e habilidades que favoreçam o
exercício crítico e consciente da cidadania, variando em conteúdos e métodos,
segundo a fase de desenvolvimento do aluno de acordo com a realidade na qual o
aluno está inserido.
...Buscar novas soluções e
criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos e
estimular novas estratégias de compreensão da realidade.
...Melhorar a qualidade do
ensino motivando e efetivando a permanência do aluno na escola...
...Criar mecanismos de
participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de
ensino.
...Construir uma escola
ligada à vida.
...Proporcionar às pessoas o
enriquecimento de suas experiências vividas, além dos conhecimentos
historicamente construídos.
...Ter presente que o
trabalho coletivo pode se dar em diferentes e articulados níveis:interior da
escola, comunidade, entre escola da mesma região.
...Superar a polaridade
entre alunos/ conteúdo-currículo/professor.
...Provocar o pensamento do educando com ações e situações em que os
interesses possam emergir e o aluno possa atuar. (destaque nosso)
...Buscar a desalienação da
relação pedagógica : estar inteiro na relação; rever o conceito de Disciplina.
...Contribuir
na influência do afetivo sobre o cognitivo e vice-versa: a experiência da
aprendizagem do aluno traz alegria, fortalece a auto-estima gerando maior
competência para enfrentar sua (dura) realidade. (destaque
nosso)
Sabemos que de forma geral,
há uma desconexão entre teoria e prática, e que, toda mudança de paradigmas é
complexa e exige muito esforço. No entanto, amparados por uma Proposta unimos
forças e ideias para colocarmos em ação tal projeto porque sabemos que nos
falta oportunidade de expor e mediar
talentos!
Público Alvo: Alunos do
Ensino Fundamental II
Duração: Aproximadamente
duas horas semanais
OBJETIVO GERAL
Oportunizar condições para
que o aluno vivencie que o conhecimento da arte abre perspectivas para uma
compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina
que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar
referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer
são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.
“O
ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada,
escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta,
da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas,
dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.”
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
§ Reduzir
de forma significativa a indisciplina e ansiedade por parte dos alunos;
§ Integrar
família e escola;
§ Expressar
e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou
coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a
reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
§ Edificar
uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento
estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de
procedimentos e soluções.
§ Observar
as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade,
exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo
sensível;
§ Compreender
e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista,
reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo
percorrido pelo artista.
§ Reduzir
de forma significativa a indisciplina e ansiedade por parte dos alunos.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
§ A
dança na expressão e na comunicação humana
§ A
dança como manifestação coletiva
§ A
dança como produto cultural e apreciação estética
§ Comunicação
e expressão em música: interpretação improvisação e composição
§ Apreciação
significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem
musical
§ A
música como produto cultural e histórico: música sons do mundo
§ O
teatro como expressão e comunicação
§ O
teatro como produção coletiva
§ O
teatro como produto cultural e apreciação estética
§ Conteúdos relativos a valores, normas e atitudes
CONTEUDOS PROCEDIMENTAIS
§ Oração
universal e coletiva com os alunos presentes para humanizar o espaço antes da
abertura formal da aula
§ Apresentações
diversas de danças individuais e/ coletivas de diferentes estilos e épocas,
teatros / encenações de textos trabalhados na aula específica do projeto.
Declamação de poesias, dramatizações de anedotas, exposição de trabalhos
diversos ( desde que atendam aos parâmetros de originalidade para estarem em
consonância com o projeto ).
Apreciação sistemática e
orientada de cada número apresentado;
Convite às personalidades da
cidade que dominem algo ligado à arte e/ ou familiares dos próprios alunos;
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Descentralização do foco de
atenção em epsódios negativos por parte de alguns alunos;
Senso crítico apurado sem
perder de vista o respeito às peculiaridades de cada um;
Sensibilidade para o mundo
artístico e para o mundo de uma forma mais ampla;
Tolerância para com os
colegas e prestígio aos TALENTOS natos ou aprendidos de cada um;
Nova visão de escola e de
aprendizagem;
Sensação de espectador e de
protagonista em contextos diversificados.
MATERIAL NECESSÁRIO
·
Espaço físico adequado;
·
Caixa de som e microfones;
·
Cd dos Hinos Brasileiros;
·
Bandeira Nacional
·
Pessoal humano – artistas e plateia
·
Tecnologia da escola em geral será utilizada
AVALIAÇÃO
As emoções ( positivas ou
negativas ) despertadas a cada Sexta de Talentos serão referências necessárias
para sabermos se o Projeto está “dando certo” ou não. Comportamentos como:
apatia, indisciplina, desmotivação ou indiferença por parte dos alunos é um
forte indício de que novos caminhos devem ser tomados ou de que a ação “caiu na
mesmice”.
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