quinta-feira, 27 de junho de 2013

"SEXTA DE TALENTOS"

ADELAIDE DE FATIMA VIUDES PARRA








ESCOLA: JARDIM BELA VISTA



SEXTA DE TALENTOS






LINS/SP
2013
JUSTIFICATIVA

É tão difícil definir o que é a arte... Mais difícil ainda é dizer para que serve, que papel desempenha nas nossas vidas.Podemos passar sem ela( mesmo sem saber o que é)? A arte está dentro das pessoas em proporções diferentes. Há quem dispense, há quem sinta grande necessidade dela. Todavia, mesmo para estes,é ainda algo passivo:vê-se, ouve-se, sente-se, gosta-se, “consome-se”.
O “PROJETO SEXTA DE TALENTOS” surgiu como possibilidades de colocar em prática aquilo que nos propusemos na Proposta Pedagógica da Escola.
“A Educação Escolar, inspirada nos princípios de Liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por objetivo assegurar a plena formação do educando e o desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de auto-realização e preparação para o trabalho, por intermédio da aquisição de conhecimentos e habilidades que favoreçam o exercício crítico e consciente da cidadania, variando em conteúdos e métodos, segundo a fase de desenvolvimento do aluno de acordo com a realidade na qual o aluno está inserido.
...Buscar novas soluções e criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade.
...Melhorar a qualidade do ensino motivando e efetivando a permanência do aluno na escola...
...Criar mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino.
...Construir uma escola ligada à vida.
...Proporcionar às pessoas o enriquecimento de suas experiências vividas, além dos conhecimentos historicamente construídos.
...Ter presente que o trabalho coletivo pode se dar em diferentes e articulados níveis:interior da escola, comunidade, entre escola da mesma região.
...Superar a polaridade entre alunos/ conteúdo-currículo/professor.
...Provocar o pensamento do educando com ações e situações em que os interesses possam emergir e o aluno possa atuar. (destaque nosso)
...Buscar a desalienação da relação pedagógica : estar inteiro na relação; rever o conceito de Disciplina.
...Contribuir na influência do afetivo sobre o cognitivo e vice-versa: a experiência da aprendizagem do aluno traz alegria, fortalece a auto-estima gerando maior competência para enfrentar sua (dura) realidade. (destaque nosso)
Sabemos que de forma geral, há uma desconexão entre teoria e prática, e que, toda mudança de paradigmas é complexa e exige muito esforço. No entanto, amparados por uma Proposta unimos forças e ideias para colocarmos em ação tal projeto porque sabemos que nos falta oportunidade de expor e mediar talentos!
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II
Duração: Aproximadamente duas horas semanais

OBJETIVO GERAL

Oportunizar condições para que o aluno vivencie que o conhecimento da arte abre perspectivas para uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.
“O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

§  Reduzir de forma significativa a indisciplina e ansiedade por parte dos alunos;
§  Integrar família e escola;
§  Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
§  Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de  criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções.
§  Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
§  Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista.
§  Reduzir de forma significativa a indisciplina e ansiedade por parte dos alunos.


CONTEÚDOS CONCEITUAIS

§  A dança na expressão e na comunicação humana
§  A dança como manifestação coletiva
§  A dança como produto cultural e apreciação estética
§  Comunicação e expressão em música: interpretação improvisação e composição
§  Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
§  A música como produto cultural e histórico: música sons do mundo
§  O teatro como expressão e comunicação
§  O teatro como produção coletiva
§  O teatro como produto cultural e apreciação estética
§  Conteúdos  relativos a valores, normas e atitudes



CONTEUDOS PROCEDIMENTAIS

§  Oração universal e coletiva com os alunos presentes para humanizar o espaço antes da abertura formal da aula
§  Apresentações diversas de danças individuais e/ coletivas de diferentes estilos e épocas, teatros / encenações de textos trabalhados na aula específica do projeto. Declamação de poesias, dramatizações de anedotas, exposição de trabalhos diversos ( desde que atendam aos parâmetros de originalidade para estarem em consonância com o projeto ).
Apreciação sistemática e orientada de cada número apresentado;
Convite às personalidades da cidade que dominem algo ligado à arte e/ ou familiares dos próprios alunos;


CONTEÚDOS ATITUDINAIS

Descentralização do foco de atenção em epsódios negativos por parte de alguns alunos;
Senso crítico apurado sem perder de vista o respeito às peculiaridades de cada um;
Sensibilidade para o mundo artístico e para o mundo de uma forma mais ampla;
Tolerância para com os colegas e prestígio aos TALENTOS natos ou aprendidos de cada um;
Nova visão de escola e de aprendizagem;
Sensação de espectador e de protagonista em contextos diversificados.

MATERIAL NECESSÁRIO

·         Espaço físico adequado;
·         Caixa de som e microfones;
·         Cd dos Hinos Brasileiros;
·         Bandeira Nacional
·         Pessoal humano – artistas e plateia
·         Tecnologia da escola em geral será utilizada

AVALIAÇÃO

As emoções ( positivas ou negativas ) despertadas a cada Sexta de Talentos serão referências necessárias para sabermos se o Projeto está “dando certo” ou não. Comportamentos como: apatia, indisciplina, desmotivação ou indiferença por parte dos alunos é um forte indício de que novos caminhos devem ser tomados ou de que a ação “caiu na mesmice”.




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